FÉRIAS DE VERÃO WORKSHOP ARTES PERFORMATIVAS CRIANÇAS E JOVENS |

FÉRIAS DE VERÃO 2023

Inscrições Abertas

A Oficinas Teatro Lisboa abre as inscrições para o workshop de artes performativas para crianças e jovens férias de verão 2023. As férias de verão são sempre momentos de descoberta, experimentais e desafiantes e este ano, não será diferente. 

No último dia do workshop haverá uma apresentação final, que será a mostra do trabalho produzido durante toda a semana.  Para esta performance cada aluno, poderá convidar 2 pessoas para assistir ao trabalho final. A performance final será às sextas-feiras das 17:00 às 18:00.

 

Objectivos:
Dinamizar novas experiências, promover e encontrar apetências artísticasnoções teóricas e práticas das artes performativas e apresentação/performance teatral.

Programa:
As aulas baseiam-se na interação entre todos os participantes, partindo de algumas estratégias que potenciam o desenvolvimento pessoal. Trabalha-se a voz falada, a respiração, a expressão das emoções e sensações e o desenvolvimento interpessoal, explorando a distinção entre o meu corpo e o do outro, percepcionando as emoções dos outros através do envolvimento e confiança no grupo. Estuda-se textos e a criação de uma performance final.

Nota: 
Este workshop é uma ação de formação que fornece técnicas para o desenvolvimento artístico e pessoal, torna-se assim, fundamental que os participantes tenham consciência do grau de envolvimento e disponibilidade para o trabalho.
É também uma formação de grande exigência artística, física e cognitiva.

O workshop de artes performativas para crianças e jovens será realizado na Casa do Artista, como sucessão à Tapada da Ajuda, espaço onde permanecemos durante 6 anos, substituindo, o Museu da Água, Palácio da Independência, Teatro da Luz e a Tenda de Circo em Carnide.

Local de Formação:
Casa do Artista
Estrada da Pontinha nº7 1600-584 Lisboa – Carnide.
Facilidade de acessos à Casa do Artista através de carro, metro e autocarro.
(Próximo do Centro Comercial Colombo e Hospital da Luz)

Horário:
Das 9:00 às 18:00, de segunda a sexta-feira.

Nota: A tolerância antes do horário da entrega e recolha dos jovens é de 10 minutos.

Datas:
O workshop tem duração de 5 dias, poderá escolher de entre as seguintes semanas:

Semana 1De 26 a 30 de Junho 2023

Semana 2De 3 a 7 de Julho 2023

Semana 3De 10 a 14 de Julho 2023

Semana 4 – De 17 a 21 de Julho 2023

Semana 5De 24 a 28 de Julho 2023

Público alvo:
Dos 7 aos 16 anos.

Refeições:
Os alunos trazer lanche da manhã e tarde, bem como, o almoço. 

Temos instalações com as devidas condições para aquecer os respectivos alimentos. Durante as refeições os jovens serão igualmente acompanhados pelos formadores.

Para iniciar o processo de inscrição deverá solicitar a ficha e todo o processo através do seguinte email: 

geral@oficinasteatrolisboa.com 
As vagas são ocupadas pela chegada das fichas de inscrição preenchidas. Após recepção da inscrição serão contactados para formalização da mesma.

Preço por semana:
175€

Formadores:
Catarina Gonçalves, desde a sua estreia em televisão em 2003, participou em séries e telenovelas – Ana e os 7, Morangos com Açúcar, Mistura Fina, Serranos, Bando dos 4, Tu e Eu, Floribela, Chiquititas, Feitiço de Amor. Em 2017 estreia o espectáculo “Afogada na tua vergonha”, tendo reposição em 2019 na mesma sala onde estreou, na Comuna Teatro de Pesquisa, uma criação e encenação de João Rosa. Em 2015 repôs o monólogo “Galgar Com Tudo Por Cima De Tudo” de Fernando Pessoa e Álvaro de Campos no Teatro da Trindade na Sala Principal (reposição). Participou em A Vida é Sonho de Pedro Calderon De La Barca (Nov. e Dez de 2014) encenado por João Rosa, ainda em 2014 após a sua estreia em 2013 na Comuna Teatro de Pesquisa, levou o monólogo “Galgar com tudo por cima de tudo” ao pequeno auditório do Rivoli Teatro Municipal no Porto e à sala do Teatro Sá Da Bandeira em Santarém. Em 2010 A Casa de Bernarda Alba Texto de Federico Garcia Lorca, no Palácio da Independência em Lisboa encenado por João Rosa. Participou também em O Professor de Darwin de Hélder Costa, no Teatrocinearte A Barraca; Antes de Começar de Almada Negreiros (digressão nacional); Desassossego de João Rosa e Catarina Gonçalves no IPJ Parque das Nações e digressão nacional.Estreia-se em Teatro com a peça E Sexo? Não se Fala de Sexo? de Isabel Stilwell, no Teatro da Trindade. Como locutora dá voz a inúmeros spots publicitários para rádio, televisão, cinema e internet. Foi voz institucional da, já extinta, Rádio Europa. Dirige várias oficinas e workshops de teatro a crianças, jovens e adultos na Oficinas Teatro Lisboa. Nos últimos anos tem a seu cargo a direção pedagógica da Oficinas Teatro Lisboa na Casa do Artista. Em 2020 em época de pandemia a OTL em parceria com a OTLFilmes estreou o projeto de audiovisual intitulado DAS PALAVRAS, filmes curtos, viagens ao mundo interior mais recôndito que se querem intensas e reflexivas. A partir de vários autores que pela sua singular narrativa nos despertam a vontade de os partilhar e dar a conhecer as suas palavras. 

João Rosa é actor e encenador. Começou no mundo do espectáculo em 1998 como assessor, assistente, e produtor de vários eventos de cariz cultural e comercial. Abordou teorias da cultura e estudos comunicacionais e perspectivas diversa da significação com o Professor Luis Carmelo, teve como professores e mentores nomes como Miguel Seabra, Sofia Neuparth, João Ricardo, Edward Fão entre muitos outros. Participou em seminários organizados pelo I.F.I.C.T. em colaboração com o instituto Internacional de Teatro Mediterrâneo. Aristófanes no seu contexto histórico com a Dra. Hélia Correia  (faculdade de letras de Lisboa). “Teatro e Educação Democrática” sob a orientação do Prof. José Monleón. Aulas teóricas e práticas cénicas sob a orientação do Prof. José Monleón e Adolfo Gutkin. A paixão pelo teatro foi ganhando forma através das mais variadas influências de grandes mestres do teatro contemporâneo como Stanislawski, Gordon Craig, Meyerhold, Antonin Artaud, Brecht, Grotowski, Eugênio Barba e Peter Brook, que são actualmente as forças motrizes de todo o seu trabalho. Encenou peças de cariz profissional de nomes como:  Bernardo Santareno“O Crime de Aldeia Velha”,Federico Garcia Lorca“A Casa de Bernarda Alba”,Carlo Goldonicom a peça “O Café” eAlmada Negreiroscom o texto Antes de Começar”.Peças de sua autoria, “Os Miúdos” uma reflexão sobre o sem abrigo, “Desassossego” uma comédia sobre as relações amorosas, “E sexo? Não se fala de sexo?” comédia para o sexo masculino, “Zé das Couves” uma personificação do Zé-povinho. Trabalhos encenados de cariz experimental, “A varanda de Frangipani” Mia Couto adaptação teatral de sua autoria, “Peer Gynt” Henrik Ibsen, “A vida é sonho” de Calderon de La Barca adaptação teatral de sua autoria. Dirigiu o Fórum Cultural de Alverca nos anos de 2001 a 2005 onde realizou somente peças de cariz experimental, programou e produziu mais de 60 espectáculos em sala e ao ar livre entre música, dança e teatro. Entre 2006 e 2009 trabalhou no Teatro Nacional São Carlos onde participou na Opera “Salomé”, “Die Walkure” de Richard Wagner e “Maria de Buenos Aires” opereta de Astor Piazzolla temporada 2006/07. “Siegfried”conjunto da tetralogia de Wagner temporada 2008/2009.

25 thoughts on “FÉRIAS DE VERÃO WORKSHOP ARTES PERFORMATIVAS CRIANÇAS E JOVENS |

  1. Uma semana intensa, muito desafiante para os participantes e que não esquecem! A minha filha participou pela segunda vez, passados cerca de 4 anos da primeira experiência no museu da água. Voltou a adorar e nós pais, ficámos mais uma vez surpreendidos e emocionados com o potencial das crianças e o que conseguem criar em apenas uma semana. Parabéns pelo vosso trabalho!🌞

  2. Parabéns pelo trabalho desenvolvido com as crianças em apenas uma semana.
    O trabalho final foi revelador do vosso empenho e do deles.
    O nosso filho adorou a experiência e quer repetir no próximo ano.
    Iremos reencontrar-nos com toda a certeza.
    Mais uma vez, obrigada por tudo, essencialmente por terem feito o nosso filho feliz (o brilho diário nos seus olhos foi qualquer coisa…. ).

  3. Gostei muito do trabalho final apresentado. Demonstrou bem o vosso talento e motivação ao abordar cerca de 10 crianças num espaço de tempo de 1 semana e fazerem uma peça com bastante qualidade.

    Menos bem esteve a origanização do evento, a hora escolhida para apresentação, e demora em começar o espetáculo.

    A Francisca Loureiro gostou imenso da experiencia e aprendeu bastante. ficou encantada.
    Obrigada por tudo.

    Os meus parabéns !
    Melhores cumprimentos, ~

    Isabel Loureiro

  4. Muito obrigado pela semana que proporcionaram à minha filha. Foi incrível o que fizeram num curto espaço de tempo, para quem nunca tinha tido qualquer experiência. Ela vinha encantada. Acho que para o ano, podem contar com a nossa filha. Espero que continuem!

  5. Parabéns pelo excelente trabalho que realizaram em apenas 5 dias.
    O resultado final apresentado no último dia aos pais ilustra muito bem a qualidade deste workshop que traduz o elevado nível de profissionalismo e dedicação da Catarina Gonçalves e do João Rosa às artes performativas. Aprendizagem e desenvolvimento de competências importantes para as relações interpessoais das crianças num ambiente de muita diversão e em plena natureza que deixou saudades e um compromisso de nova inscrição para o próximo ano!
    Sugiro que apostem mais na divulgação deste vosso trabalho, pois após longa procura deste tipo de atividades, foi por sorte que vos encontrei na internet. O que depender de nós, passaremos a recomendação desta boa experiência!

  6. As referências que tinha a respeito do Workshop de Artes Performativas eram as melhores. Ainda assim, fiquei surpreendida e agradada pela qualidade do trabalho que desenvolveram com os pequenos artistas. A ‘perfomance’ final foi poderosa e inesquecível, mas o processo para chegar lá foi ainda mais surpreendente, pois conseguiram motivar cada uma das crianças e dar-lhes confiança para se mostrarem de uma forma nova, superando medos e ansiedades. Foi uma alegria ver o meu filho Francisco, o campeão dos tímidos, a dançar em público!

  7. Parabéns pelo trabalho que desenvolveram com este grupo. É um trabalho que combina exigência com espaço para cada um se desenvolver ao seu ritmo. E em simultâneo com o elevado espírito de grupo e empatia entre a Catarina e o João e as crianças.
    Estou certa que a minha filha trouxe consigo muitas ferramentas que serão úteis para a sua vida e esta semana ficará na sua memória como uma experiência que vivenciou com muito trabalho e dedicação e também com muito prazer e alegria.
    Isto tudo realizado nesta época especial em que vivemos, garantindo escrupulosamente as regras de segurança.
    Para o ano, certamente, que voltará.

  8. Uma experiência incrível de desenvolvimento!
    As conquistas efectuadas numa semana são marcantes na esfera social, na responsabilidade, no sentido crítico… saber divertirem-se de forma tão construtiva. As minhas filhas vão pelo segundo ano e garantem que irão até atingirem a idade máxima para participação. Este ano assumiu um valor extra pelo seguir-se a um confinamento tão exigente numa pandemia tão desafiante!
    Profundamente grata
    Clara Mendes

  9. A semana foi incrível para o nosso filho com 7 anos: era preciso escrever e ler e decorar. Tudo tarefas ainda difíceis para ele. Mas a Catarina e o João ajudaram em todo o caminho, percebendo-o em três dias, como me parece que nem sempre o percebem na escola. Foi, assim, uma montanha russa de emoções, que culminou num sentimento de “consegui!”.
    A tarefa parecia dificultada ainda mais pelo facto de estarmos em fase de desconfinamento e ser obrigatório o uso de máscara e de viseira, mas esse tema nem foi abordado de tal forma o resto ultrapassava tudo e todos os dias surgiam novos sentimentos.
    Ficámos muito felizes e sensibilizados com o projeto em si, com a equipa, o profissionalismo, a atenção, os detalhes e com o espetáculo e o crescendo de emoções.
    Obrigada!

  10. Uma grande oportunidade e experiência através da arte. Para nossa filha foi um desafio incrível. Recém chegada à Lisboa, não poderia ter tido um lugar mais acolhedor do que essa oficina. Com certeza ela voltará em novas edições. Ver o olho dela brilhar em cena enfrentando as dificuldades, mas firme perante o desafio —, foi a melhor coisa que aconteceu nessa pandemia. Obrigado

  11. Este workshop surpreendeu toda a família, superando qualquer expectativa.
    Desde a organização, ao rigor, ao empenho, culminando num espetáculo de elevado nível que ninguém esperava no final de, apenas, cinco dias.
    As crianças e jovens interagem e os formadores trabalham com um grupo heterogéneo conseguindo o empenho e dedicação de todos.
    Ao fim de cinco dias, conseguimos perceber que muitas valências foram desenvolvidas com este contacto mais próximo com as artes performativas.
    “Foi uma semana dura, mas no final do espetáculo sentimo-nos muito contentes e orgulhosos com o nosso trabalho.”
    Muitos parabéns pela iniciativa!

  12. Semana rica em aprendizagens e emoções. O João e a Catarina fizeram um trabalho fantástico, de integração, motivação e desenvolvimento de competências. Sendo um dos mais novos e com mais dificuldades, o meu filho superou-se a si próprio e quer voltar!

  13. Simplesmente..ESPETACULAR!!
    Formação exigente, intensiva e muito bem organizada em apenas uma semana, e com uma recompensa enorme no final para os pais, mas principalmente, para a nossa filha, que se ultrapassou a si própria ao nível da autoconfiança e autoestima. Parabéns!
    Muito obrigado João e Catarina.

  14. Parabéns, foi sem dúvida uma semana muito enriquecedora, 5 dias muito intensos, com um final excecional. Obrigado á Catarina e ao João por esta semana fantástica. A minha filha gostou bastante, gostaria de voltar mas para o ano já não têm idade para este workshop. Mas ficou com muita vontade de procurar outras oportunidades.

  15. Para a Lara a semana foi muito desafiante e sem dúvida intensa e feliz! Parabéns pelo Vosso excelente trabalho, que se traduziu num espetáculo de uma equipa maravilhosa! Foi muito bonito ver o entusiasmo dos miúdos e a sintonia que existia para que tudo estivesse coordenado como se estivessem já há várias semanas a ensaiar juntos. Como é possível fazer acontecer tudo aquilo numa única semana???

  16. Trabalho extraordinário, o que foi desenvolvido. Desafiante e intenso mas de um profissionalismo irrepreensível.
    Muitíssimo obrigada, Catarina e João!
    A Caetana adorou e vai voltar certamente.
    Parabéns a todos os participantes porque foram fantásticos!!

  17. Obrigada por todo o vosso empenho e por tornarem as férias dos nossos filhos ainda mais interessantes e enriquecedoras. É muito bom vê-los empenhados em algo que gostam, a interagir presencialmente com pessoas de diferentes idades e contextos tendo um objetivo comum (sem se conhecerem), e terem a oportunidade de desfrutar de uma experiência, sem dúvida, única!
    Espero que este vosso projeto se mantenha por muito tempo e com o sucesso mais do que merecido.

Leave a Reply