De 2 a 19 de Março 2021 + dia 23 de Março
A Oficinas Teatro Lisboa sugere uma nova proposta para as leituras encenadas, desta vez, no conforto do seu lar, imposição que a circunstancia atual exige, o ONLINE. Porém, não será um trabalho menos exigente do ponto de vista técnico, uma vez que a abordagem e a exploração das potencialidades da voz e da leitura em voz alta estarão sempre presentes com o mesmo rigor e exigência como se presencialmente estivéssemos.
A partir de um género literário escolhido pelo formador, inicia-se o processo de reavivar o prazer pela leitura e superar a barreira entre ler para nós e ler para os outros. A partir da leitura expressiva vamos dar voz e corpo às palavras escritas e perceber a força e o sentido dessas palavras ditas e interpretadas.
Palavra na boca, palavra na cabeça e melhorar a escuta.
As Palavras precisam de corpo e os livros precisam de vida.
Aproveite o tempo que está em casa, sirva-se deste tempo para adquirir ferramentas para melhorar a sua performance comunicativa. Aproveitar este tempo para aprender e treinar as técnicas que podem melhorar ou minimizar os conflitos da exposição e do nervosismo. Prepare-se, agora, para os desafios que se avizinham.
As Leituras Encenadas Online foram totalmente desenhadas para esta nova etapa das nossas vidas.
Palavra na boca, palavra na cabeça e melhorar a escuta.
As Palavras precisam de corpo e os livros precisam de vida.
Publico alvo:
Todos os que sintam vontade de usufruir de uma experiência com base na leitura, estudantes de representação, curiosos, apaixonados pela leitura e aventureiros.
Dias:
De 2 a 19 de Março Online + 23 de Março de 2021 presencial.
Dias 2, 5, 9, 12, 16, 19 e 23 de Março 2021.
Horários:
Terças e sextas das 20h:00 às 22h:00.
Programa:
As sessões iniciam-se com um ligeiro aquecimento vocal, de forma a que no seguimento da sessão se possa usar a voz em qualidade e forma mais livre;
A importância da voz e sua articulação;
Estudo das personagens e suas intenções;
Trabalha-se a palavra, adquirindo voz, corpo e dinâmicas espaciais.
Serão 6 sessões de duas horas em online, a 7ª sessão será presencial com duração de 3 horas. No último dia o período da aula será dividido, as duas primeiras horas serão para ensaio, a última hora será para a apresentação pública com espectadores convidados.
Conforme as regras de desconfinamento em vigor serão analisadas as condições e local da apresentação pública do dia 13 de Março.
Metodologia:
Prática.

Total de horas:
15H.
Preço da ação:
100,00€
Formador:

João Rosa é actor e encenador. De sua autoria enquanto encenador levou à cena Antes de começar de Almada Negreiros (2005), O Café de Carlo Goldoni (2009), A Casa de Bernarda Alba de Federico Garcia Lorca (2010), O Crime de Aldeia Velha de Bernardo Santareno, Ode Marítima de Álvaro de Campos (2011) e Mundo Distante de Nuno Costa Santos (2017). Dentro da conceptualidade e performance criou com os textos de Fernando Pessoa e seu heterónimo Álvaro de Campos o espetáculo Galgar com tudo por cima de tudo (2013), A vida é sonho de Calderon de La Barca em 2014 e Afogada na tua vergonha Baseado em Sarah Kane e Roberto Corte em 2017.
Dirigiu o Fórum Cultural de Alverca nos anos de 2001 a 2005 onde realizou somente peças de cariz experimental, programou e produziu mais de 60 espectáculos em sala e ao ar livre entre música, dança e teatro. Entre 2006 e 2009 trabalhou no Teatro Nacional São Carlos onde participou na Opera “Salomé”, “Die Walkure” de Richard Wagner e “Maria de Buenos Aires” opereta de Astor Piazzolla temporada 2006/07. “Siegfried”conjunto da tetralogia de Wagner temporada 2008/2009.
Iniciou o seu percurso artístico em 1998. É encenador, formador de teatro e formador de voz. Tem realizado paralelamente várias acções de voz para empresas como: Grupo Intimissimi e Calzedonia, Fujitsu, TeamView, Ministério da Defesa Nacional, Grupo Jerónimo Martins, Socremo (Moçambique), Colégios Maristas (Brasil), Serviços Sociais Administração Pública e Vantagem + Consultores Formação Lda e instituições e personalidades públicas.
Como artista acumula ainda o desenha luzes para espetáculos, os seus, claro. É ator, ocasionalmente, curioso e entusiasta na direção de fotografia e realização.
Formador:
João Rosa Certificado nº EDF 42426/2004 DL
Para Informações/Inscrições:
No final da ação será entregue um certificado de frequência.
Só triunfam os que se atrevem a atrever-se (George Clemenceau)