Com o encenador João Rosa
Brevemente novas datas
Este workshop visa proporcionar ao participante elementos criativos a partir de estímulos vocais e físicos. Fazer com que o interprete se apodere de um espaço e do que dessa vivência possa traduzir-se física e vocalmente. Adquirir, através da repetição de alguns exercícios, noção espacial e das valias que esta poderá capacitar o participante, ganhos e descobertas somente através dos inesgotáveis instrumentos corpo e voz, consciencializar-se das suas ferramentas é um caminho primário e inesgotável não só para o enriquecimento da sua autodescoberta, mas também para que corpo e voz se efetivem como elementos válidos e veículos à criação.
Nestas sessões de trabalho criam-se incentivos ao movimento cénico à envolvência e despretensão que facilitam na criação artística física uma segunda linguagem. Partindo deste processo de trabalho inicia-se uma construção cénica sem artifícios, apenas o corpo e a sua envolvência vocal. Nestes 4 dias haverá lugar à repetição como metodologia para o aprimorar e posteriormente consolidar das descobertas e aquisições fruto desta experiência.
O encenador, neste workshop propõe um processo de trabalho com base na sua última criação “Afogada na tua vergonha” estreado em Março de 2017 na Comuna Teatro de Pesquisa, partilhando algumas metodologias de criação corporal para que todos possam vivenciar um processo criativo e coletivo.
Público-alvo:
Qualquer pessoa que sinta vontade de fazer algo diferente, de sair da rotina, de vivenciar uma nova experiência, é também dirigido a estudantes e profissionais das artes em geral.
Quem pretenda maior e melhor consciencialização e descoberta do seu corpo e voz e de como estes dois instrumentos poderão unir-se ou serem dissonantes ao tema/assunto principal.
Metodologia:
Trabalho essencialmente prático.
Horários:
20h:00 às 23h:00
Total de horas:
12H.
Local de Formação:
Casa do Artista
Formador:
João Rosa (ator e encenador) Certificado nº EDF 42426/2004 DL
Modelo formativo criado por João Rosa
Autor e intérprete da mais recente produção Espetáculo-Palestra-Performance “Eu tenho Voz” (2016) estreado no Auditório Camões. Evento disponível em itinerância. “A Vida é Sonho”, texto de Pedro Calderón de La Barca que esteve em cena em 2014 na Comuna Teatro de Pesquisa. No final de 2013 criou “Galgar com tudo por cima de tudo” inspirado em textos de Fernando Pessoa e Álvaro de Campos também na Comuna Teatro de Pesquisa e em 2015 no Teatro da Trindade. “Ode Marítima” de Álvaro de Campos no Auditório Camões em 2012 e 2013. “O crime de Aldeia Velha” de Bernardo Santareno no Palácio da Independência em 2011. “A casa de Bernarda Alba” de Federico Garcia Lorca, também no Palácio da Independência em 2010. “O café” de Carlo Goldoni no Cine-teatro A Barraca em 2009 e o texto Antes de começar de Almada Negreiros em Peniche e Viseu no ano 2005. “ E Sexo?! Não se fala de Sexo?” baseado no livro de Isabel Stilwell no Teatro da Trindade-sala Estúdio em 2005. Em 2006 criou a peça “Desassossego” uma comédia sobre as relações amorosas no Auditório do IPJ Parque das Nações, esteve em cena em 12 cidades. Entre 2001 e 2005 dirigiu o Fórum Cultural onde produziu e criou peças de cariz experimental e enquanto ator e encenador, desenvolveu performances e espetáculos.No Teatro Nacional São Carlos, como ator, participou na Opera Salomé, Siegfried conjunto da tetralogia de Wagner temporada 2008/2009, Die Walkure de Richard Waguer e Maria de Buenos Aires opereta de Astor Piazzolla temporada 2006/07.
Como formador desenvolve vários workshops, oficinas de teatro e cursos de formação de atores na Oficinas Teatro Lisboa. Tem realizado paralelamente várias ações de voz para empresas como: Grupo Intimissimi e Calzedonia, Fujitsu, TeamView, Ministério da Defesa Nacional, Grupo Jerónimo Martins, Socremo (Moçambique), Colégios Maristas (Brasil), Serviços Sociais Administração Pública e Vantagem + Consultores Formação Lda.
Número de participantes:
18
Preço da ação:
95,00€
Informações/Inscrições/Vouchers:
geral@oficinasteatrolisboa.com