DAS PALAVRAS |

Publicado a 01/07/2020 Final da primeira temporada

A Oficinas Teatro Lisboa encontrou o momento para concretizar uma ideia há muito pensada que esperava pelo tempo (certo?) de chegar à luz do dia. Hoje entendemos melhor que esse certo ou ideal é contestável e sobretudo instável. Assim chega o momento de vos a dar a conhecer o projeto DAS PALAVRAS. Um projeto que tem vindo a ser desenvolvido desde o início de 2018.

DAS PALAVRAS são filmes curtos, viagens ao mundo interior mais recôndito que se querem intensas e reflexivas. A partir de vários autores que pela sua singular narrativa nos despertam a vontade de os partilhar e dar a conhecer as suas palavras. Através DAS PALAVRAS podemos ver e ouvir poesia, ensaio, teatro, conto, crónica, fábula, novela, policial, romance.

Publicado a 24/06/2020 Ep 12 Um excerto de “em minúsculas” de HERBERTO HELDER

Publicado a 17/06/2020 Ep 11 Um excerto de “A RIDÍCULA IDEIA DE NÃO VOLTAR A VER-TE” de ROSA MONTERO

Publicado a 10/06/2020 Ep 10

Publicado a 03/06/2020 Ep 9 CÂNTICO NEGRO de JOSÉ RÉGIO

Publicado a 27/05/2020 Ep 8 Um excerto de “LÁ FORA” de PEDRO MEXIA

Publicado a 20/05/2020 Ep 7 Um excerto de “CARTA AO PAI” de FRANZ KAFKA

Publicado a 13/05/2020 Ep 6 Um excerto de “OS CORAÇÕES TAMBÉM SE GASTAM” de PEDRO PAIXÃO

Publicado a 06/05/2020 Ep 5 Um excerto de “NO ANEXO” de SHARON DOGAR

Publicado a 29/04/2020 Ep 4 Um excerto de “ADIAMENTO” de ÁLVARO DE CAMPOS

Publicado a 22/04/2020 Ep 3 Um excerto de “SE ISTO É UM HOMEM” de PRIMO LEVI

Publicado a 15/04/2020 Ep 2 Um excerto de “SE ISTO É UM HOMEM” de PRIMO LEVI

Publicado a 07/04/2020 Ep 1 Um excerto de “O EDIFÍCIO DE PEDRA” de ASLI ERDOGAN

DAS PALAVRAS intuo | DAS PALAVRAS encorajo | DAS PALAVRAS viajo | DAS PALAVRAS motivo | DAS PALAVRAS espanto | DAS PALAVRAS reflito | DAS PALAVRAS leio | DAS PALAVRAS pasmo | DAS PALAVRAS conheço-me | DAS PALAVRAS sinto | DAS PALAVRAS imagino | DAS PALAVRAS crio | DAS PALAVRAS invento | DAS PALAVRAS penso | DAS PALAVRAS compreendo.

Esta ideia provem da vontade incessante de continuar a dar às palavras, novas formas de as dizer,  inventar cenários pelo puro prazer de alimentar a imaginação.

Por fim, ficamos com uma citação de Valter Hugo Mãe 

“(…) Não ler, pensei, era como fechar os olhos, fechar os ouvidos, perder sentidos. As pessoas que não liam não tinham sentidos. Andavam como sem ver, sem ouvir, sem falar. Não sabiam sequer o sabor das batatas. Só os livros explicavam tudo. As pessoas que não leem apagam-se do mapa de deus. Eu disse.”  
Valter Hugo Mãe in A desumanização.

Nota final:
Estreamos com um episódio que foi totalmente pensando, produzido e realizado, em março de 2020, em regime de quarentena, quando o país atravessa um estado de emergência com medidas de confinamento obrigatório. Um momento de sofrimento, onde o COVID-19 impõe uma vida de limitações e contingências.

Este projeto tem em conta os gostos do autor da ideia e da(o) intérprete de cada episódio, mas num futuro próximo estaremos a abertos a sugestões que gostassem de ver reproduzidas nos nossos filmes. Diga-nos qual o livro que gostaria de ver abordado num dos episódios DAS PALAVRAS, intentamos assim aferir junto de quem nos quer assistir quais os títulos que gostariam de ver imaginados pelo autor DAS PALAVRAS.

Foto genérico

17 thoughts on “DAS PALAVRAS |

  1. Só hoje descobri e tive a oportunidade de conhecer este magnífico projecto. Vi de jacto todos os episódios e venho agradecer-vos este acto de generosidade num tempo que foi difícil para todos mas sobretudo para os agentes culturais que no entanto se superaram para nos dar o seu melhor tal como nestas oito leituras. Belos textos , primorosa leitura e realização cuidada. Mais tarde quando recordarmos este período sombrio lembraremos de forma grata estas luzes que fizeram brilhar no meio do medo e da angústia . Muito agradecida

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.