WORKSHOP LEITURAS ENCENADAS |

Workshop Leituras encenadas com o actor e encenador João Rosa

De 21 a 29 de Março 2022

Neste Workshop vamos explorar as potencialidades da voz e da leitura em voz alta. A partir de um género literário escolhido pelo formador, inicia-se o processo de reavivar o prazer pela leitura e superar a barreira entre ler para nós e ler para os outros. 

A partir da leitura expressiva vamos dar voz e corpo às palavras escritas e perceber a força das palavras ditas e interpretadas.
Palavra na boca, palavra na cabeça e melhorar a escuta.
As Palavras precisam de corpo e os livros precisam de vida.

Publico alvo: 
Estudantes de representação, curiosos, apaixonados pela leitura, simples aventureiros.

Dias:
21, 22, 28 e 29 de Março 2022

Foto 1

Horários: 
Segundas e terças das 19h:30 às 22h:30.

Programa:
As sessões iniciam-se com um ligeiro aquecimento vocal, de forma a que no seguimento da sessão se possa usar a voz em qualidade e forma mais livre;

A importância da voz e sua articulação;
Estudo das personagens e suas intenções;
Trabalha-se a palavra, adquirindo voz, corpo e dinâmicas espaciais.

Metodologia:
Essencialmente prática.

No último dia do workshop haverá uma leitura final com público.
Nota: O público será convidado por cada participante/aluno.

Foto 2

Total de horas:
12H.

Preço da ação:
110,00€

Formador:
João Rosa
Biografia:

João Rosa é actor e encenador. De sua autoria enquanto encenador levou à cena Antes de começar de Almada Negreiros (2005), O Café de Carlo Goldoni (2009), A Casa de Bernarda Alba de Federico Garcia Lorca (2010), O Crime de Aldeia Velha de Bernardo Santareno, Ode Marítima de Álvaro de Campos (2011) e Mundo Distante de Nuno Costa Santos (2017). Dentro da conceptualidade e performance criou com os textos de Fernando Pessoa e seu heterónimo Álvaro de Campos o espetáculo Galgar com tudo por cima de tudo (2013), A vida é sonho de Calderon de La Barca em 2014 e Afogada na tua vergonha Baseado em Sarah Kane e Roberto Corte em 2017.
Autor e intérprete do Espetáculo-Palestra-Performance “Eu tenho Voz” (2016). E Sexo?! Não se fala de Sexo?” baseado no livro de Isabel Stilwell no Teatro da Trindade-sala Estúdio em 2005. Em 2006 criou a peça “Desassossego” uma comédia sobre as relações amorosas no Auditório do IPJ Parque das Nações, esteve em cena em 12 cidades. Entre 2001 e 2005 dirigiu o Fórum Cultural onde produziu e criou peças de cariz experimental e enquanto ator e encenador, desenvolveu performances e espetáculos.No Teatro Nacional São Carlos, como ator, participou na Opera Salomé, Siegfried conjunto da tetralogia de Wagner temporada 2008/2009, Die Walkure de Richard Waguer e Maria de Buenos Aires opereta de Astor Piazzolla temporada 2006/07. Como formador desenvolve vários workshops, oficinas de teatro e cursos de formação de atores na Oficinas Teatro Lisboa. Tem realizado paralelamente várias ações de voz para empresas como: Grupo Intimissimi e Calzedonia, Fujitsu, TeamView, Ministério da Defesa Nacional, Grupo Jerónimo Martins, Socremo (Moçambique), Colégios Maristas (Brasil), Serviços Sociais Administração Pública e Vantagem + Consultores Formação Lda.

Para informações:
geral@oficinasteatrolisboa.com
ou

Tel: 934 512 418


 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.