Laboratório Teatral com o actor e encenador Rui Neto
Brevemente novas datas
Introdução:
A Oficinas teatro Lisboa lançou ao actor e encenador Rui Neto o desafio de criar um Laboratório Teatral. Durante três semanas os participantes irão viver Teatro passando por diversas fases do trabalho base do actor, a desinibição, a improvisação, os jogos de confiança e criação e montagem de uma performance que, será apresentada no último dia de formação, a qual reunirá a aprendizagem de todo o processo formativo. Esta acção é dirigida a todos as pessoas interessadas em aprofundar, reciclar ou até mesmo conhecer os meandros “do fazer e descobrir o teatro”, através dos conhecimentos de um dos actores mais completos da sua geração. Lembramos que o Rui Neto nos últimos anos criou os espetáculos, Worms, Mechanical Monsters, HuisClos, Breviário para um Extermínio Silencioso, Neptuno, Catch My Soul, Välute, O Crocodilo e 3GODS.
Durante três semanas intensas, o ator Rui Neto pretende explorar com os participantes desta aventura um programa desafiador.

Rui Neto
Programa:
- Trabalho de corpo;
- Voz;
- Improvisação;
- Jogos sensoriais
- Criação de uma performance.
Objetivos específicos:
O trabalho do corpo, explorar a sua expressividade, o autoconhecimento e a percepção de si e dos outos.
A voz, aquecida e trabalhada que transportar intenções e emoções que as palavras veiculam.
A improvisação e jogos sensoriais têm como objetivo primordial a libertação emocional do indivíduo, a sua disponibilidade para a criatividade, física e emocional.
Carga Horária:
21 horas – total
Calendarização:
De 18 de Junho a 5 de Julho 2019
dias: 18, 21, 24, 25 de Junho, 1, 2 e 5 * de Julho.
Horários:
Das 20h às 23h.
Público alvo:
A partir dos 17 anos.
Número máximo de participantes:
15
Metodologia:
Essencialmente prática.
Preço da ação:
145,00€
Para inscrição:
Solicitar a respectiva ficha de inscrção através do email: geral@oficinasteatrolisboa.com
Biografia de Rui Neto:
Nasceu em Lisboa. Mestrado em Ciências da Comunicação – Comunicação e Artes pela Universidade Nova de Lisboa. Licenciado em Teatro pela ESTC. Possui também licenciatura em Publicidade e Marketing, pelo IADE. Integrou a XIX Edição da École des Maîtres, dirigido por Matthew Lenton. Estreou-se em teatro, em 1999, em O Achamento, dirigido por Madalena Wallenstein. Foi dirigido por João Garcia Miguel (grupo OLHO), Joaquim Benite (Companhia de Teatro de Almada), Carlos J. Pessoa (Teatro da Garagem), João Mota (CENDREV e Teatro da Comuna), Álvaro Correia (Teatro da Comuna), Carlos Gomes, Celso Cleto, Solange Freitas e por João Lourenço (Teatro Aberto). Em cinema estreou-se na curta- metragem de Inês Oliveira, O Nome e o NIM, seguindo-se outros trabalhos com Marta Pessoa, João Correia, Jorge Cramez, Julião Sarmento, Atom Egoyan, São José Correia e a longa metragem Mistérios de Lisboa de Raoul Ruiz. Trabalha com regularidade em projectos de televisão. Desde 2012 que desenvolve projectos de escrita e criação para teatro. Fundou a LoboMau Produções, que tem produzido os seus espectáculos enquanto criador desde 2016. Autor editado, com os títulos Luto/Worms (2015) e Catch My Soul/Mechanical Monsters (2017), pela editora Caleidoscópio.