O teatro/Arte está em todo o lado e não somente numa sala de teatro convencional, onde se desenvolve o “teatro”.

INSCRIÇÕES ABERTAS
De 24 de Junho a 19 de Julho 2019 na Tapada da Ajuda
O que se pretende nesta acção é usar espaços não convencionais para estímulo da criatividade e a criação de performances relacionadas com o espaço em si, a sua história, mitos e hábitos.
Tal como em edições anteriores realizadas em; tenda de Circo, Teatro da Luz, Palácio da Independência, Museu da Água e Tapada da Ajuda. Este ano uma vez mais pretendemos repetir a experiência na Tapada da Ajuda.
A Tapada da Ajuda é um Parque Botânico com cerca de 100 ha, no interior da cidade de Lisboa, de reconhecido interesse internacional, no qual se destacam uma Reserva Botânica única (a Reserva Botânica Natural D. António Xavier Pereira Coutinho), onde estão representadas as espécies características do clímax da zona, jardins, arboretos diversos, viveiros florestais, terrenos de cultura e diversas espécies domésticas e silvestres características.


A arte dramática, imaginação, ideias e sentimentos vão estar na ordem do dia no workshop de artes performativas que, em cada semana de férias apresenta várias etapas artísticas (leitura expressiva, voz, dicção e oralidade, desinibição, expressão corporal). Actividades que encorajam o desejo natural das crianças e jovens para o desenvolvimento da sua personalidade. Tudo isto para explorar na Tapada da Ajuda…


Este Workshop pode ajudar a criança na construção da sua visão do mundo, articulando ideias, experiências e observando diferenças e semelhanças com os outros elementos do grupo; dar forma à expressão de atitudes acerca das tradições e hábitos culturais; exercitar e desenvolver formas de pensamento crítico.






As actividades performativas podem encorajar o desejo natural das crianças e jovens para o desenvolvimento da sua personalidade, ao mesmo tempo que lhes proporciona oportunidades para explorar uma larga variedade de contextos e situações que os conduzam à construção da sua visão do mundo.


Todos os anos levamos o teatro e as artes performativas para outros palcos, espaços diferentes e interessantes do ponto de vista histórico, cultural e acima de tudo criativo. Durante 5 dias entre as 9:00 e as 18:00 as crianças/jovens irão passar por várias etapas artísticas tendo como pano de fundo a Tapada da Ajuda. Desinibição, dança criativa, jogos pedagógicos, heterogeneidade das idades, interacção entre grupos, criatividade, criação do texto e apresentação são os tópicos a serem abordados e trabalhados durante a semana.
Objectivos:
1. Dinamizar novas experiências, promover e encontrar apetências artísticas, noções teóricas e práticas das artes performativas, criação de dramaturgia (texto dramático) apresentação/performance teatral.
2. Usar espaços não convencionais para estímulo da criatividade e a criação de performances relacionadas com o espaço em si, a sua história, mitos e hábitos.
Programa:
As aulas baseiam-se na interacção entre todos os participantes, partindo de algumas estratégias que potenciam o desenvolvimento pessoal. Trabalha-se a voz falada, a respiração, a expressão das emoções e sensações e o desenvolvimento interpessoal, explorando a distinção entre o meu corpo e o do outro, percepcionando as emoções dos outros e através do envolvimento e confiança no grupo. Estuda-se textos e a criação de uma performance final.
Local de Formação:
Instituto Superior de Agronomia, Tapada da Ajuda | 1349-017 Lisboa. Entrada pela Calçada da Tapada. Entre Monsanto e Alcântara (próximo do Largo do Calvário e ao lado da Ponte 25 de Abril).
Horário:
Das 9:00 às 18:00, de segunda a sexta-feira.
Apresentação do trabalho final (performance teatral) às sextas-feiras das 17:00 às 18:00.
Datas:
O workshop tem duração de 5 dias, em que pode escolher de entre as seguintes semanas:
1ª Semana – 24 a 28 de Junho 2019 (inscrições fechadas)
2ª Semana – 1 a 5 de Julho 2019 (inscrições fechadas)
3ª Semana – 8 a 12 de Julho 2019 (inscrições fechadas)
4ª Semana – 15 a 19 de julho 2019 (inscrições fechadas)
Publico alvo:
Dos 7 aos 16 anos.
Preço:
€ 135,00
Desconto de 10% para quem trouxer um amigo ou familiar.
Nota 1: Descontos não acumuláveis com outras campanhas em vigor.
Nota 2: O desconto só será aplicado no valor do workshop.
Modo de pagamento:
Transferência bancária
Refeições:
As crianças deverão levar lanche para a manhã e tarde. Almoços na cantina do Instituto Superior de Agronomia terão um custo adicional de € 24,00/semana .
Refeição completa: Pão, sopa, prato principal, sobremesa ou fruta.
Alternativa: Levar almoço de casa. Temos instalações com as devidas condições para aquecer os respectivos alimentos. Durante as refeições os jovens serão acompanhados também pelos formadores.
Entrada de Viaturas:
Entrada de viaturas na Tapada para pais, amigos e familiares durante a semana para deixar e recolher as crianças são gratuitas.
Para se inscrever basta solicitar ficha de inscrição preencher e reencaminhar para: geral@oficinasteatrolisboa.com
Após recepção da inscrição serão contactados para formalização da mesma.
Para mais informações tel. 93 451 24 18
Formadores:
Catarina Gonçalves Desde a sua estreia em televisão em 2003, participou em séries e telenovelas – Ana e os 7, Morangos com Açúcar, Mistura Fina, Serranos, Bando dos 4, Tu e Eu, Floribela, Chiquititas, Feitiço de Amor. No teatro em 2015 protagonizou o monólogo Galgar Com Tudo Por Cima De Tudo de Fernando Pessoa e Álvaro de Campos no Teatro da Trindade na Sala Principal (reposição). Participou em A Vida é Sonho de Pedro Calderon De La Barca (Nov. e Dez de 2014) encenado por João Rosa, ainda em 2014 levou o monólogo por si interpretado ao pequeno auditório do Rivoli Teatro Municipal no Porto e à sala do Teatro Sá Da Bandeira em Santarém. Em 2013 estreia o monólogo Galgar Com Tudo Por Cima De Tudo de Fernando Pessoa e Álvaro de Campos na Comuna teatro de Pesquisa encenado por João Rosa. Em 2010 A Casa de Bernarda Alba Texto de Federico Garcia Lorca, no Palácio da Independência em Lisboa encenado por João Rosa. Participou também em O Professor de Darwin de Hélder Costa, no Teatrocinearte A Barraca; Antes de Começar de Almada Negreiros (digressão nacional); Desassossego de João Rosa e Catarina Gonçalves no IPJ Parque das Nações e digressão nacional.
Estreia-se em Teatro com a peça E Sexo? Não se Fala de Sexo? de Isabel Stilwell, no Teatro da Trindade.
Como locutora dá voz a inúmeros spots publicitários para rádio, televisão, cinema e internet. Foi voz institucional da Rádio Europa.
Dirige várias oficinas e workshops de teatro a crianças, jovens e adultos.
Nos últimos anos tem a seu cargo a direcção de actores do curso de formação de actores da Oficinas Teatro Lisboa na Casa do Artista.
João Rosa é actor e encenador. Começou no mundo do espectáculo em 1998 como assessor, assistente, e produtor de vários eventos de cariz cultural e comercial. Abordou teorias da cultura e estudos comunicacionais e perspectivas diversa da significação com o Professor Luis Carmelo, teve como professores e mentores nomes como Miguel Seabra, Sofia Neuparth, João Ricardo, Edward Fão entre muitos outros. Participou em seminários organizados pelo I.F.I.C.T. em colaboração com o instituto Internacional de Teatro Mediterrâneo. Aristófanes no seu contexto histórico com a Dra. Hélia Correia (faculdade de letras de Lisboa). “Teatro e Educação Democrática” sob a orientação do Prof. José Monleón. Aulas teóricas e práticas cénicas sob a orientação do Prof. José Monleón e Adolfo Gutkin. A paixão pelo teatro foi ganhando forma através das mais variadas influências de grandes mestres do teatro contemporâneo como Stanislawski, Gordon Craig, Meyerhold, Antonin Artaud, Brecht, Grotowski, Eugênio Barba e Peter Brook, que são actualmente as forças motrizes de todo o seu trabalho. Encenou peças de cariz profissional de nomes como: Bernardo Santareno “O Crime de Aldeia Velha”, Federico Garcia Lorca “A Casa de Bernarda Alba”, Carlo Goldoni com a peça “O Café” e Almada Negreiros com o texto “Antes de Começar”. Peças de sua autoria, “Os Miúdos” uma reflexão sobre o sem abrigo, “Desassossego” uma comédia sobre as relações amorosas, “E sexo? Não se fala de sexo?” comédia para o sexo masculino, “Zé das Couves” uma personificação do Zé-povinho. Trabalhos encenados de cariz experimental, “A varanda de Frangipani” Mia Couto adaptação teatral de sua autoria, “Peer Gynt” Henrik Ibsen, “A vida é sonho” de Calderon de La Barca adaptação teatral de sua autoria. Dirigiu o Fórum Cultural de Alverca nos anos de 2001 a 2005 onde realizou somente peças de cariz experimental, programou e produziu mais de 60 espectáculos em sala e ao ar livre entre música, dança e teatro. Entre 2006 e 2009 trabalhou no Teatro Nacional São Carlos onde participou na Opera “Salomé”, “Die Walkure” de Richard Wagner e “Maria de Buenos Aires” opereta de Astor Piazzolla temporada 2006/07. “Siegfried”conjunto da tetralogia de Wagner temporada 2008/2009.
Uma semana intensa, muito desafiante para os participantes e que não esquecem! A minha filha participou pela segunda vez, passados cerca de 4 anos da primeira experiência no museu da água. Voltou a adorar e nós pais, ficámos mais uma vez surpreendidos e emocionados com o potencial das crianças e o que conseguem criar em apenas uma semana. Parabéns pelo vosso trabalho!🌞
Parabéns pelo trabalho desenvolvido com as crianças em apenas uma semana.
O trabalho final foi revelador do vosso empenho e do deles.
O nosso filho adorou a experiência e quer repetir no próximo ano.
Iremos reencontrar-nos com toda a certeza.
Mais uma vez, obrigada por tudo, essencialmente por terem feito o nosso filho feliz (o brilho diário nos seus olhos foi qualquer coisa…. ).
Gostei muito do trabalho final apresentado. Demonstrou bem o vosso talento e motivação ao abordar cerca de 10 crianças num espaço de tempo de 1 semana e fazerem uma peça com bastante qualidade.
Menos bem esteve a origanização do evento, a hora escolhida para apresentação, e demora em começar o espetáculo.
A Francisca Loureiro gostou imenso da experiencia e aprendeu bastante. ficou encantada.
Obrigada por tudo.
Os meus parabéns !
Melhores cumprimentos, ~
Isabel Loureiro
Muito obrigado pela semana que proporcionaram à minha filha. Foi incrível o que fizeram num curto espaço de tempo, para quem nunca tinha tido qualquer experiência. Ela vinha encantada. Acho que para o ano, podem contar com a nossa filha. Espero que continuem!
Parabéns pelo excelente trabalho que realizaram em apenas 5 dias.
O resultado final apresentado no último dia aos pais ilustra muito bem a qualidade deste workshop que traduz o elevado nível de profissionalismo e dedicação da Catarina Gonçalves e do João Rosa às artes performativas. Aprendizagem e desenvolvimento de competências importantes para as relações interpessoais das crianças num ambiente de muita diversão e em plena natureza que deixou saudades e um compromisso de nova inscrição para o próximo ano!
Sugiro que apostem mais na divulgação deste vosso trabalho, pois após longa procura deste tipo de atividades, foi por sorte que vos encontrei na internet. O que depender de nós, passaremos a recomendação desta boa experiência!
As referências que tinha a respeito do Workshop de Artes Performativas eram as melhores. Ainda assim, fiquei surpreendida e agradada pela qualidade do trabalho que desenvolveram com os pequenos artistas. A ‘perfomance’ final foi poderosa e inesquecível, mas o processo para chegar lá foi ainda mais surpreendente, pois conseguiram motivar cada uma das crianças e dar-lhes confiança para se mostrarem de uma forma nova, superando medos e ansiedades. Foi uma alegria ver o meu filho Francisco, o campeão dos tímidos, a dançar em público!
Parabéns!!!
Um conjunto de atividades para aprender “coisas novas”… sem nunca esquecer que os “miúdos” estavam de férias!
Uma experiência a repetir! Sem dúvida!
Um trabalho notável – profissional, diverso, de dedicação e conquista.
Obrigada pela experiência proporcionada!
Uma experiência fantástica, um ambiente sereno e divertido num cenário espetacular! A actuação final a envolver-nos a todos foi muito bonita! Mais uma vez muito obrigada, será com toda a certeza para repetir!
Parabéns pelo trabalho que desenvolveram com este grupo. É um trabalho que combina exigência com espaço para cada um se desenvolver ao seu ritmo. E em simultâneo com o elevado espírito de grupo e empatia entre a Catarina e o João e as crianças.
Estou certa que a minha filha trouxe consigo muitas ferramentas que serão úteis para a sua vida e esta semana ficará na sua memória como uma experiência que vivenciou com muito trabalho e dedicação e também com muito prazer e alegria.
Isto tudo realizado nesta época especial em que vivemos, garantindo escrupulosamente as regras de segurança.
Para o ano, certamente, que voltará.
Uma experiência incrível de desenvolvimento!
As conquistas efectuadas numa semana são marcantes na esfera social, na responsabilidade, no sentido crítico… saber divertirem-se de forma tão construtiva. As minhas filhas vão pelo segundo ano e garantem que irão até atingirem a idade máxima para participação. Este ano assumiu um valor extra pelo seguir-se a um confinamento tão exigente numa pandemia tão desafiante!
Profundamente grata
Clara Mendes
Um processo de aprendizagem e crescimento fabuloso, uma forma divertida de partilhar saberes… a minha filha adorou! Para o ano cá estaremos.
A semana foi incrível para o nosso filho com 7 anos: era preciso escrever e ler e decorar. Tudo tarefas ainda difíceis para ele. Mas a Catarina e o João ajudaram em todo o caminho, percebendo-o em três dias, como me parece que nem sempre o percebem na escola. Foi, assim, uma montanha russa de emoções, que culminou num sentimento de “consegui!”.
A tarefa parecia dificultada ainda mais pelo facto de estarmos em fase de desconfinamento e ser obrigatório o uso de máscara e de viseira, mas esse tema nem foi abordado de tal forma o resto ultrapassava tudo e todos os dias surgiam novos sentimentos.
Ficámos muito felizes e sensibilizados com o projeto em si, com a equipa, o profissionalismo, a atenção, os detalhes e com o espetáculo e o crescendo de emoções.
Obrigada!
Uma grande oportunidade e experiência através da arte. Para nossa filha foi um desafio incrível. Recém chegada à Lisboa, não poderia ter tido um lugar mais acolhedor do que essa oficina. Com certeza ela voltará em novas edições. Ver o olho dela brilhar em cena enfrentando as dificuldades, mas firme perante o desafio —, foi a melhor coisa que aconteceu nessa pandemia. Obrigado
Este workshop surpreendeu toda a família, superando qualquer expectativa.
Desde a organização, ao rigor, ao empenho, culminando num espetáculo de elevado nível que ninguém esperava no final de, apenas, cinco dias.
As crianças e jovens interagem e os formadores trabalham com um grupo heterogéneo conseguindo o empenho e dedicação de todos.
Ao fim de cinco dias, conseguimos perceber que muitas valências foram desenvolvidas com este contacto mais próximo com as artes performativas.
“Foi uma semana dura, mas no final do espetáculo sentimo-nos muito contentes e orgulhosos com o nosso trabalho.”
Muitos parabéns pela iniciativa!
A participação do meu filho no workshop foi extremamente útil, na medida em que reforçou competências que necessitam de ser trabalhadas na sua vida académica. Foi de facto uma atividade muito enriquecedora.
Semana rica em aprendizagens e emoções. O João e a Catarina fizeram um trabalho fantástico, de integração, motivação e desenvolvimento de competências. Sendo um dos mais novos e com mais dificuldades, o meu filho superou-se a si próprio e quer voltar!
Recomendo vivamente. Foi uma aposta mais que ganha. O meu filho adorou esta semana! Ficámos impressionados com o espetáculo final preparado em apenas 5 dias. Para o ano voltará certamente !